Sobre


O Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN) reúne e preserva a história da profissão e dos Conselhos de Enfermagem. A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, o MuNEAN volta-se, também, à pesquisa dos testemunhos materiais e seu entorno promovendo reflexões sobre a Enfermagem e as práticas em Saúde. Somos herdeiros desta história, alicerce da nossa identidade coletiva, que diz respeito não apenas a quem somos, mas aos valores e práticas compartilhados profissionalmente. Entender de onde viemos é fundamental para contextualizar o presente e compreender os rumos tomados pela profissão. Fundado em 2010 pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o MuNEAN retoma suas atividades em 2017, como braço cultural do Cofen. Seu acervo participa de exposições itinerantes, ampliando olhares sobre a arte e ciência do cuidar.O imóvel é do século XIX, com ano de lançamento no Cadastro imobiliário de 1893, inserido no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Centro Histórico de Salvador – Bahia no Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, inscrição 089. Numero do Processo: 1093-T-83. Data: 19 de julho de 1984.Concebido para compor um espaço único, o Museu Nacional de Enfermagem  assume o compromisso de, mais do que meramente preservar a história da enfermagem, fomentar cada passo do processo evolutivo da profissão rumo ao futuro. O projeto expográfico de longa duração do museu possibilita ao visitante uma apreensão geral das práticas relativas à enfermagem ao redor do mundo, desde os seus primórdios. Técnicas, crenças e personagens, com suas devidas particularidades, são retratadas cronologicamente à medida que pontuam a sua presença na história culminando com o estabelecimento, a partir do século XIX, da enfermagem como profissão.

UM MUSEU SOBRE UMA PROFISSÃO
Um museu que possui como inspiração uma profissão compreende como acervo não apenas suas datas históricas, personagens importantes, como também faz parte do patrimônio da instituição o panorama histórico da importância social e cultural dos profissionais nas comunidades, nas quais se inserem, além de como são vistos por si próprios e pelos outros.
Este museu pretende unir História, Memória, Cultura e Contemporaneidade, entrelaçando essas vertentes num só discurso, para narrar à arte do cuidar.
O Museu Nacional de Enfermagem é, portanto, um museu histórico que fala das origens da profissão. Um centro de referência da memória da enfermagem, que reverencia os ícones da enfermagem, mas faz reconhecer os heróis anônimos.Sobretudo, o Museu Nacional de Enfermagem é um museu contemporâneo, em que o profissional de hoje pode se reconhecer. Um museu que integra os anseios da classe ao seu programa museológico, contribuindo para sua formação educacional e artística, mas também para a formação intelectual dos cidadãos brasileiros. Um museu capaz de colaborar na construção de uma profissão mais justa e democrática, igualitário do ponto de vista social, aberto à pluralidade e ao reconhecimento da diversidade no plano cultural.
O projeto expográfico de longa duração do museu possibilita ao visitante uma apreensão geral das práticas relativas à enfermagem ao redor do mundo, desde os seus primórdios. Técnicas, crenças e personagens, com suas devidas particularidades, são retratadas cronologicamente à medida que pontuam a sua presença na história culminando com o estabelecimento, a partir do século XIX, da enfermagem como profissão.

Imagem Faxada Museu